sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Comunidades Remanescentes de Quilombos; Ao Alcance da Igreja




Os quilombos no Brasil são realidades que mostram a resistência do povo negro neste país. Muitas comunidades remanecentes de Quilombos estão em seus territórios mantendo as origens daqueles negros e negras que não quiseram ser enquadrados e que se rebelaram fugindo do sofrimento que lhes era imposto por uma sociedade que até hoje tem o racismo como ingrediente institucional.

Podemos ver os quilombolas ainda lutando para sobreviverem em condições precárias nos lugares ermos, mas que traduzem a marca constante da resistência.

Mas, precisam resitir ainda aos ataques de fazendeiros, latifundiários que, não satisfeitos pelas terras que têm, terras as vezes roubadas de pessoas pobres e indefesas,tentam invadir a história tirando dos quilombolas a legitimidade como proprietários das terras.


Muitos estrangeiros, sobretudo italianos, como no Quilombo de Brotas em Itatiba - SP, chegaram aqui subsidiados pelo governo brasileiro e receberam terras. Muitas dessas terras já estavam os negros e negras, que foram retirados em atos de extrema covardia. Um exemplo disso é o Quilombo citado acima, Brotas, que , segundo a líder atual foi sendo diminuido com a chegada dos italianos. Até hoje o Quilombo Brotas em Itatiba - SP sofre a pressão do governo municipal para deixar de existir e as terras serem distribuidas entre brancos e poderosos da cidade.

Mas, o que me chama a atenção é que este grupo, os quilombolas, ainda não foi alcançado pelas igrejas evangélicas e muitos, estão distantes de assistência humanitária. São cerca de 2842 comunidades remanescentes de Quilombos que precisam ouvir do amor de Deus sem que para isto tenha a necessidade de perder suas caracteristicas e nem a cultura.

52 comentários:

Anônimo disse...

nós devemos aprender a amar o proximo que nesse caso são os quilombos, mas hoje em dia ainda há muito preconceito contra:classe social econômica,distinção por raça e cor,na minha opnião isso é um desacato a pessoa que quer apenas igual a outra hoje em dia. Eu me considero negra, mas as pessoa s dizem que eu sou MORENA!!!!

Anônimo disse...

Topo! Por que não?

Anônimo disse...

Ronaldo! Rumo a Dubai!

Anônimo disse...

Bom nós devemos sim amar o próximo mais para que que a gente vai amar o próximo se ele não nos ama?
Agora uma coisa que eu acho errado é sobre o racismo; por exemplo a minha mãe é descendente de negro, mais ela é racista por isso que eu namoro as escondidas...



rsrsrsrs estou errada?

Anônimo disse...

devemos simmm
devemos amar a tudo e a todos♥

Anônimo disse...

RONALDO

Coisas do dia-a-dia: pergunte a mim! disse...

Papai fugiu, fugiu?? tah bavinho tah??fica tiste nao!! tah lendo meu comentário tah?? qe delícia né!!
oeioeioeioeioeioie'

Anônimo disse...

um salve ai pros quilombos da xurupita...

mateus disse...

O Adriano ta me ouvindo??
Oull que blzza!!
O adiano é gente mto boa é gent mto fina é gent de responssabilidade!!

Anônimo disse...

ANTONIO....NUNES!

nathaly disse...

as pessoas negras ñ são pessoas com doenças e sim com um carate maior

ysrael disse...

eu sou assim samos todos inguais por que foi ele que mos feis e isso minhas palavras

Anônimo disse...

Queira me desculpar Sr. Teologia Afro Latina,

Sou morador da Cidade de Itatiba-SP e conheço o Quilombo Brotas, primeiramente essas não são fotos que referem ao Q.Brotas e o local hoje é reconhecido oficialmente, concordo com a discriminação que existia por parte do próprio município, durante muito tempo Q.Brotas foi ignorado pelos orgãos que lutam pela preservação do patrimonio cultural (ITESP), mas em 2006 o INCRA reconheceu... a própria falta de articulação dos que moram lá impossibilitou que essa luta tivesse uma vitória muito antes...

Abraços!

Thiago

vilmar disse...

Nos Todos Estamos Presos Dentro Dessa Bola Que Se Chama Terra Se Todos Estamos Presos Aqui Vamos Ter uma Boa Convivencia e Ter Respeito Com Todos Nao Importando Sua Raça, Religião, Cultura, Etc. Nao Custa Nada Uma Pessoa Ser Comprienciva

vilmar disse...

Nos Todos Estamos Presos Dentro Dessa Bola Que Se Chama Terra Se Todos Estamos Presos Aqui Vamos Ter uma Boa Convivencia e Ter Respeito Com Todos Nao Importando Sua Raça, Religião, Cultura, Etc. Nao Custa Nada Uma Pessoa Ser Comprienciva

Anônimo disse...

Percebi que existem comentários inteligentes, porém a maioria dos comentários não tem relação com o texto e foram baseados no nada. Por favor, escrevam algo relevante! POR ISSO O BRASIL NÃO VAI PARA FRENTE!

neide disse...

um dez para o meu trabalho!!

Anônimo disse...

é mesmo que bom!

Anônimo disse...

pokébola vai! michal jakcson use o jato de àgua

Anônimo disse...

isso tudo é muito chato....................
buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Anônimo disse...

vai lula faça o jutso de transformação.........

Anônimo disse...

merda;;;;;;;;;;
eftvjnrgt

Anônimo disse...

ei pessoal acesem www.narutoxxx.com
aviso site de hentai.......e putaria

Anônimo disse...

ei pessoal acesem www.narutoxxx.com
aviso site de hentai.......e putaria

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

votem minhoca da terra para presidente n° 3369...........

Anônimo disse...

votem minhoca da terra para presidente n° 3369...........

Anônimo disse...

vote em uma pessoas q conhece as marginais de pomta a ponta vote mindigo.....

Anônimo disse...

nooooooo ssssaaaaaaaaaaaa
q booooooooom
muito interesante to mais culta

Thomp´s disse...

Bem...Pelo q percebi gostei das coisas que dizem a este contexto...Ajudou-m emuito em meus trabalhos escolares e desenvolvimento mental sobre o racismo...

Anônimo disse...

ooi

Anônimo disse...

td bem??

Anônimo disse...

Ola eu um(a) estudante do 8°ano.Gostei muito da matéria.

Anônimo disse...

Adorei a materia da pesquisa sem falar que me ajudou muito!!!!

leonardo de oliveira junior disse...

eu leonardo de oliveira junior eu penso que a cidade nos dia de hoje temque ser mais humana,acolhedora pois,somos seres humanos. O racismo tem que acabar para podermos viver na eterna paz.

o realista disse...

acho que hoje em dia nao a mas esperança que as pessoa mudem e aprendão a conviver com os outro sem racismo. o mundo parece que evoluiu e mas as pessoas nao,as pessoas nao vem oq fazem mais só fazem nao conseguem parar e perseber o mal que elas estão fazem tanto ao planeta até os serumanos um negro nao pode ficar mais nessa sociedade racista essa sociedade que nao sabe oq é a vida,nao sou um cara pardo mais sei oq é ser negro sei oq é racismo e tambem sei oq é a vida.


escrito por:marcos da silva,sp,itapecerica da serra

o realista disse...

muitos acham que a nao devem ser importar com os outros que se aconteceu é problema dele mas as coisas nao são assim se todos focem unidos a vida seria diferente com mais sentido que sentido tem viver em guerra com com os outros,a cada dia o racismo aumenta e a guerra se espalha mais a um cheito de ganharmos essa guerra é mostrando nossos falores de um negro isso talves nao acabaria com os exersitos deles mais poderiam enfraqueser suas armas.

para quem nao entendeu nao posso fazer nada só posso dizer que tente ser mais realista e pensar mais antes de fazer uma coisa e nunca faza uma coisa só por fazer ser for fazer faza bem feito



sou eu tando mais um comentario realista e espero que tenham refrequisões.

Anônimo disse...

nessa guerra contra o preconceito nós devemos ter apenas uma arma que naum é de fogo é o amor.

Anônimo disse...

uau muitp bom isso

Anônimo disse...

Não tem nada ver a pessoa ser negra ou branca,o importante é respeitar todos por igual,ninguém gostaria de ser zuado por ser negro,agr pensa,se vc fosse negro,vc gostaria de ser zuado?se vc não gosta,pensa como a pessoa que é negra fica quando ela é zuada?! pense nisso!

Anônimo disse...

isso ai!!!!!!!!!!!!! o importante ñ e a aparência e sim o carater de cada pesssoa,amar ao proximo ñ vai arrancar a pele de niguem,mas pra mim essa coisa de ingnorar as pessoas só por causa da cor da pele,essa sim foi a maior besteira q ja existiu no mundo.

Anônimo disse...

Pelomenos eu acho q isso vai me ajudar na prova de história.

Anônimo disse...

isso ai!!!!!!!!!!!!! o importante ñ e a aparência e sim o carater de cada pesssoa,amar ao proximo ñ vai arrancar a pele de niguem,mas pra mim essa coisa de ingnorar as pessoas só por causa da cor da pele,essa sim foi a maior besteira q ja existiu no mundo.

Anônimo disse...

pokebola vai, rick martin combata o jato de agua do michael jakson com o shock do trovao

Anônimo disse...

ihrgjsdfiobtenkjxchvklhniudshvklwergoiudcsnbkvglfdshiovgtfklhjfpkghklfdjbkltrbiogfrnbklfdnhklfdvt rjig hmkfb 4t vjfd hmcvbhmg bjkfg hbmk mnb mdngb kldfnvfhgionlvmrelçgjcioxglkfcvjfgjiofdgh,v n lkcv hlkj nkl nfgçv lkhkl vgf klgf bklv lkcnv fklb klvc klfg bklfg bklbgt klfgb kl b lfgn klfklvgbklg nk

Anônimo disse...

olha pessoal eu acho isso interessante para nos pq fala da vida deles bj para tds

Anônimo disse...

..

Anônimo disse...

Essas pessoas racistas deviam se tocar e saber que o mundo nao gira ao redor delas eu nao sou racista graças a deus por que eu ia ser racista se meu melhor amigo e descendente de negro eu acho o rascismo um preconceito que pra min nao tem explicaçao.MARIA TERESA

Pedro Enrico Amaral Ferreira disse...

Nigga

Anônimo disse...

Acho muito bom que todos se importem com a ideia, pois nem todos abandonam suas origens e mudam de vida facilmente. É preciso que todos tenham estudos,saúde,cultura,saneamento básico e respeito.Tenho apenas 12 anos mas acho que tudo é possível por isso a ajuda é sempre bem vinda, fica uma dica : ajudar faz bem, prejudicar e ignorar é egoismo.

Anônimo disse...

Nada de racismo

Anônimo disse...

Nada de racismo